Tocantins tem 17 leitos de UTI Covid bloqueados por baixa nos estoques do kit intubação

por Wenina — 22/04/2021 às 09:11 — em Destaques, Estado
Leitos de UTI estão bloqueados em quatro hospitais do Tocantins — Foto:  Esequias Araújo/Governo do Tocantins/Divulgação

Os leitos estão distribuídos em quatro hospitais de três cidades. No começo da noite desta quarta, oito pacientes aguardavam por leitos de UTI para Covid no estado.

Dezessete leitos de Unidade de Terapia Intensiva para casos de Covid-19 estão bloqueados em hospitais do Tocantins. As vagas são tanto em unidades públicas como nas privadas que têm contatos com o Estado para atender pacientes do Sistema Único de Saúde.

A Secretaria de Estado da Saúde informou que os bloqueios foram realizados após notificação das empresas responsáveis, devido a baixa nos estoques de kits de intubação.

Os bloqueios atingem, até o começo da noite desta quarta-feira (21), quatro hospitais. Confira a lista:

A SES informou que no hospital de Araguaína a previsão de regularização da situação é para esta quinta-feira (22). Nas demais unidades, ainda não há data prevista para a normalização. A secretaria disse que “abriu processo de compra de mais medicamentos e insumos e, está buscando todos os meios legais para garantir a continuidade da assistência”.

De acordo com o Portal Integra do Governo do Tocantins, atualmente o estado tem 189 leitos de UTI Covid para atendimento sob responsabilidade da Secretaria de Saúde. Estas vagas estão em onze hospitais públicos ou particulares que têm convênio com o estado.

A lista do Porta Integra indica ainda que levando em consideração os bloqueios há apenas 11 vagas livres em todo o estado e que a taxa de ocupação das UTIs está em 94%. Na noite desta terça-feira, havia oito pacientes aguardando vagas em UTIs no Tocantins, as transferências não são imediatas porque em algumas ocasiões o paciente está em uma cidade e a vaga em outra e o estado de saúde da pessoa não permite uma viagem, por exemplo.

Nota da SES na íntegra

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) bloqueados nas unidades contratualizadas para prestação de serviços especializados a pacientes com a Covid-19 se dá, conforme notificação das empresas responsáveis, devido a baixa nos estoques de kits de intubação.

A SES destaca que todo o país tem enfrentando problemas na manutenção de estoques destes insumos e medicamentos, mas todas as unidades hospitalares geridas pelo Executivo Estadual, ainda encontram-se abastecidas de medicamentos e insumos necessários para atender as demandas existentes.

A SES enfatiza que mantém planejamento de novas aquisições, para isso já abriu processo de compra de mais medicamentos e insumos e, está buscando todos os meios legais para garantir a continuidade da assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A SES destaca que já foi informada pelas empresas terceirizadas da busca pelos medicamentos e a previsão é que para os leitos de Araguaína, os estoques estejam regulares nesta quinta-feira, 22. Para as demais unidades ainda não há previsão. (G1-TO)

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Novo Acordo promove corrida de rua e ciclismo e valoriza atletas locais com premiação em dinheiro

Atividades reuniram 37 atletas e premiaram os vencedores com valores em dinheiro;...

Fiscalização da Vigilância Sanitária garante segurança alimentar em Novo Acordo

Ação preventiva inspecionou barracas e estruturas no início da temporada para assegurar...