Tradições juninas são lembradas em eventos nas unidades escolares de Aparecida


Os alunos da Rede Municipal de Ensino de Aparecida do Rio Negro participaram de eventos inovadores realizados pela Escola Luza Machado Cmei Aquarela. O “Bike Thru” e “Drive Thru” juninos levaram as tradições de uma das épocas mais amadas do ano aos alunos, de maneira adequada à pandemia, com distanciamento social.o aos alunos, de maneira adequada à pandemia com distanciamento social.

A alegria das festas de São João remete sempre a um sentimento inigualável das tradições juninas: as deliciosas comidas típicas, os trajes caipiras, as decorações dos itens da roça sempre encantam quem participa das quadrilhas. Infelizmente, pelo segundo ano consecutivo as festas tão tradicionais não podem ser realizadas devido à pandemia do novo coronavírus.

Com o impedimento para as festas, mais uma vez as escolas e os estudantes não podem realizar as lindas danças coreografadas. Mas em Aparecida do Rio Negro, a Secretaria Municipal de Educação encontrou uma maneira inovadora e irreverente de levar um pouco da alegria junina aos alunos da Rede Municipal de Ensino.

As unidades escolares do Município realizaram um momento especial na última sexta-feira, 18, em frente ao Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Aquarela, e à Escola Municipal Luza Machado de Miranda. O Bike Thru e Drive Thru juninos puderam levar aos alunos a alegria das festas juninas, mesmo que de forma rápida e com distanciamento social.

O prefeito Suzano Marques parabenizou a realização dos eventos. “Quero parabenizar à Secretaria da Educação pela realização do Drive Thru e Bike Thru, que foi uma forma diferente de comemorar  as festas juninas. Parabéns a todos da Secretaria, Escola Luza Machado, Cmei Aquarela e aos colaboradores”, disse o gestor.

A secretária Municipal de Educação, Valquires Maciel, ressaltou a valorização das tradições juninas pelos alunos.  “Cada vez que nos propomos a realizar algo, somos imbuídos por um sentimento de preocupação, dedicação, organização, esforço, empenho e principalmente união. Todos esses sentimentos dão lugar a um novo. Depois de quase dois anos, poder olhar nos olhos deles e ter proporcionado alegria com segurança. Que possamos juntos aprender, ensinar, compartilhar e agradecer o que é ofertado todos os dias, a vida”, disse a secretária.

Valquires agradeceu o empenho das equipes para a realização dos eventos. “Queremos manifestar nossa gratidão a todos os nossos alunos, pais e familiares pela presença tão carinhosa, pelo trabalho, dedicação e aos amigos da comunidade. Agradecemos também de modo especial os nossos diretores e coordenadores, por não ter medidas para receber o nosso precioso público. Agradecemos, enfim, a Deus, nosso Pai, por cuidar de todos nós e por permitir horas de convívio com nossos alunos e família, mesmo em tempo de pandemia”, conclui.

Bike Thru Junino

A Avenida JK foi o palco da linda decoração elaborada em frente à Escola Luza Machado. Muitas bandeirolas e lindos cenários foram montados para que os alunos pudessem registrar o momento ao lado dos professores. Os alunos do Município se dirigiram à Escola de uma forma bem diferente: em suas bicicletas para pegarem suas marmitas com as comidas típicas das festas juninas.

Os alunos puderam também participar de um sorteio de brindes. A diretora da Unidade Escolar, Cleide Lino, avaliou de forma positiva a participação dos estudantes.

“O nosso evento surgiu com a elaboração das ideias do nosso Plano Político-Pedagógico (PPP) com os professores. Adaptamos a ideia, pois como os nossos alunos não tem carro, colocamos uma condução que os nossos alunos têm, e o objetivo foi que os eles se aproximem mais da escola e dos servidores e o maior retorno do evento foi ver a alegria e o envolvimento, tanto dos alunos, como alguns pais da comunidade que tiveram presentes. Os prêmios sorteados foram adquiridos por meio de patrocínios arrecadados pelos servidores Rafaela Araújo e Diego, pelo qual agradecemos o empenho, e agradecemos também a cada um que nos ajudou com a doação dos brindes”, disse.

Drive Thru Junino

No PPP do Cmei Aquarela há o projeto Aquarela Cultural onde são desenvolvidas ações com as crianças.  Este ano devido a pandemia do coronavírus, o Cmei elaborou uma forma diferente de trabalhar a data realizando o primeiro Drive Thru Junino.

O evento foi desenvolvido pela equipe gestora, todas as professoras e demais servidores, com a realização da motivação nas redes sociais, no grupo dos pais e das famílias das crianças de cada professora. No bloco de atividades eles tiveram a oportunidade de realizar as atividades voltadas para o projeto com a ajuda e participação ativa das famílias. E para o fechamento, foi realizado dentro dos critérios e normas da saúde o Drive Thru Junino, onde as crianças acompanhadas das famílias foram até a escola para um momento rápido, mas bastante acolhedor.

“Tudo foi preparado com muito carinho e amor por toda equipe. Os alunos foram fotografados, tiveram a oportunidade de olharem no olho e conhecerem pessoalmente suas professoras e ainda receberam uma lembrancinha de comidas típicas.  Foi muito emocionante mesmo, esse primeiro contato das crianças com as professoras e toda equipe da escola. Parabéns às famílias pelo empenho, dedicação e capricho em trazerem as crianças caracterizadas e deixarem elas mais felizes. Foi valioso e gratificante todo trabalho realizado em prol dessa ação”, destacou a diretora do Cmei, Célia Barbosa.

Os pequeninos do Cmei fizeram lindos registros nos cenários montados especialmente para o momento.

Compartilhe no:



Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *