Tocantins - 28/02/2024 - 08:27

Folha do Jalapão

Unidade Regional do Naturatins em Gurupi recebe implantação de coleta seletiva

Postado em 06/12/2023

A iniciativa teve início na sede administrativa em Palmas e também ocorrerá na Unidade Regional de Araguaína

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) realizou nesta segunda-feira, 4, na Unidade Regional de Gurupi,  a 2ª etapa da implantação do Programa de Coleta Seletiva. A 1ª etapa ocorreu na sede administrativa em Palmas, e a 3ª ocorrerá na quarta-feira, 6, em Araguaína, quando encerrarão os ciclos de instalação de pontos de coleta, previsto em contrato firmado entre o Instituto, e a empresa CicloPlus.

De iniciativa do Ecotime do Naturatins, a implantação contou com a participação do colaborador da empresa contratada, Frazão Araújo, e também com a presença de aproximadamente 20 servidores. Na ocasião eles receberam as orientações necessárias sobre a forma correta de descartar os materiais recicláveis e esclareceram suas principais dúvidas.

“É importante mantermos esse compromisso com as boas práticas do descarte correto dos resíduos. Desta forma, nós iremos contribuir com a preservação do meio ambiente, e também com as pessoas que prestam esse excelente serviço para a sociedade, com a coleta desses materiais”, destacou Frazão, ao informar que os resíduos coletados serão destinados para cooperativas e associações de catadores.

A Unidade Regional de Gurupi recebeu a instalação de coletores internos com capacidade para 60 litros de materiais, de um coletor com espaço suficiente para acomodar 200 litros de vidros, além de uma espécie de cabine externa de 1,5 mil litros, para o descarte de materiais mistos como plásticos, metais e papéis e papelão.  

Com grande satisfação, o diretor da Regional de Gurupi, Ataíde Salgado, recebeu os coletores. “O Naturatins como órgão responsável pela execução da política ambiental do Estado, não poderia deixar de aderir a esse programa que reflete diretamente na preservação do meio ambiente”, enfatizou.

Para o técnico da Regional de Gurupi, Régis Vieira, essa inciativa vai oportunizar aos servidores a prática efetiva da separação e destinação correta de materiais recicláveis. “Os colaboradores já desenvolvem esse trabalho de conservação e conscientização. A partir de agora, eles terão a oportunidade de praticarem efetivamente a coleta seletiva”, enfatizou.

O integrante do Ecotime, Marcello Valadares, destacou que a implantação do Programa de Coleta Seletiva na sede administrativa do Naturatins em Palmas e nas Unidades Regionais de Gurupi e Araguaína, é motivo de alegria. “Representa para nós uma grande conquista. É um projeto que sempre buscamos, e hoje, temos a satisfação de dizer que a coleta seletiva é uma realidade na nossa instituição”, revelou.

Ecotime

O Ecotime foi nomeado pela Portaria Naturatins nº 120/2023, de 23 de agosto de 2023, sendo responsável pela implementação de atividades que estão alinhadas com a A2N – Agenda Ambiental do Naturatins, em conformidade com o Termo de Adesão MMA – A3P/2021, firmado em conjunto com a autarquia e o Ministério do Meio Ambiente (MMA). A adesão dos servidores para integrar o Ecotime é voluntária e envolve todos os setores do Instituto.

Fonte: Naturatins

Compartilhe no:

Relacionados