Vacinação contra a gripe segue disponível para grupos prioritários em Palmas

por Jornal Folha do Jalapao — 21/01/2026 às 14:52 — em Cidades

Prefeitura convoca população a tomar o imunizante disponível nas Unidades de Saúde da Família

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), informa que a vacina contra a gripe (influenza) está disponível para o público-alvo, com a recomendação de atualização do cartão de vacinação até fevereiro de 2026. A campanha, iniciada em novembro de 2025, resultou na vacinação de aproximadamente 24 mil pessoas ao longo de dois meses. O imunizante é ofertado gratuitamente nas Unidades de Saúde da Família (USFs), de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Entre novembro e dezembro de 2025, foram vacinadas 14.784 gestantes, crianças e idosos, o que corresponde a uma cobertura vacinal de 25,4% neste público. Além disso, no mesmo período, foram imunizadas aproximadamente nove mil pessoas pertencentes a outros grupos para os quais a vacina é recomendada, ampliando o alcance da estratégia de vacinação na Capital.

A vacina, no momento, está disponível apenas para os grupos especiais e é fundamental para garantir a segurança e saúde da população, contribuindo para a prevenção de casos graves, internações hospitalares e óbitos. A eficácia do imunizante funciona em não deixar o quadro gripal progredir e precisa ser adquirido antes do período de maior circulação viral, que é em meados de fevereiro e março”, explica a enfermeira da Semus Juliana Souza.

Confira quem pode se vacinar

Crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, povos indígenas e quilombolas, trabalhadores da saúde, professores, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo urbano e de longo curso, trabalhadores portuários e dos correios, além de profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento.

Também integram o grupo prioritário pessoas com deficiência permanente, pessoas em situação de rua, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em cumprimento de medidas socioeducativas, bem como pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade.

Fonte: Secom Palmas

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

NOVO ACORDO: Prefeitura intensifica limpeza de lotes baldios como medida preventiva de saúde

Serviços de gradeamento nos lotes não utilizados pelos moradores já foram iniciados,...

Prefeito Mateus Coelho acompanha recuperação de trecho da BR-020 que liga a Novo Acordo a Lizarda

Em parceria com agricultores, a Prefeitura realiza manutenção em cerca de 40...