Visitas presenciais aos custodiados devem ser retomadas na próxima semana

por Wenina — 22/10/2022 às 09:34 — em Estado

A informação sobre a retomada das visitas foi dada a membros dos órgãos de execução penal, entre eles a DPE-TO, durante reunião na Casa de Prisão Provisória (CPP) de Palmas.

A partir da próxima semana devem ser retomadas as visitas presenciais aos detentos e detentas sob custódia do Estado nas unidades prisionais do Tocantins. A visita de familiares de presos e presas da forma que ocorria antes da pandemia da Covid-19 é uma demanda da Defensoria Pública do Estado do Tocantins por meio de diferentes atuações, entre elas Ação Civil Pública (ACP) e Pedido de Providência que tramitam na Justiça.

A informação sobre a retomada das visitas foi dada a membros dos órgãos de execução penal, entre eles a DPE-TO, durante reunião na Casa de Prisão Provisória (CPP) de Palmas nesta quinta-feira, 20. Estiveram presentes o defensor público Fabrício Silva Brito; as defensoras públicas Denize Souza Leite e Napociani Pereira Póvoa; e o juiz da execução Alan Ferreira Martins.

“A visita social que estava ocorrendo em cabines será retomada na forma presencial, podendo a seus familiares ter contato físico. Agora, vão poder dar um abraço”, comemorou Fabrício Brito.

A reunião na CPP de Palmas foi realizada por convite da Superintendência de Administração Penitenciária, que apresentou a nova gestão da Unidade Prisional com o diretor Cícero Alexandre de Lacerda. A mudança na direção da CPP de Palmas coincide com Recomendação expedida por membros da DPE-TO que compõem o Grupo Institucional de Atuação Conjunta (Giac) por violação de direitos humanos.

Na ocasião, quando foi informado o retorno das visitas presenciais, estiveram presentes o secretário Estado da Cidadania e Justiça do Tocantins (Seciju), Deusiano Pereira de Amorim, e o chefe de Segurança, Marcelo Morgado.

A Administração da CPP de Palmas também informou ter definido um novo local para a Sala da Defensoria Pública, que estava desativada, o que contraria a Lei de Execução Penal que prevê no art. 16 da Seção IV, que todos os Estados deverão ter serviços de assistência jurídica, integral e gratuita, pela Defensoria Pública, dentro e fora dos estabelecimentos penais. Também foi informado o retorno das visitas íntimas.

Na oportunidade, os membros da Defensoria Pública fizeram atendimentos e conversaram com os custodiados para a coleta de demandas.

(T1-Notícias)

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Governador Wanderlei inaugura colégio militar e participa de passagem de comando da PM nesta sexta, 8, em Araguaína

Com investimento de R$ 18.037.863,23, nova unidade escolar amplia a estrutura da...

Agrotins 2026 apresenta o futuro do agro com Inteligência Artificial, genética animal e novas culturas

Novidades como microverdes, melhoramento genético e soluções práticas ampliam as possibilidades no...