Volta às aulas movimenta escolas da rede municipal em todas as regiões de Palmas

por Jornal Folha do Jalapao — 02/02/2026 às 14:47 — em Cidades

Desde a educação infantil até o ensino fundamental, o retorno às aulas nesta segunda-feira, 02, evidenciou a animação das crianças, a confiança dos pais e o trabalho de acolhimento das equipes escolares

O primeiro dia do ano letivo na rede municipal de ensino de Palmas foi marcado por expectativa, reencontros e novas experiências para estudantes e famílias em diferentes regiões da Capital. Desde a educação infantil até o ensino fundamental, o retorno às aulas nesta segunda-feira, 02, evidenciou a animação das crianças, a confiança dos pais e o trabalho de acolhimento das equipes escolares.

Na região dos Aurenys, mais precisamente na Escola Municipal Maria Júlia, localizada no Aureny III, a dona de casa Carliane dos Santos Cruz Marques levantou bem cedo para acompanhar a filha Rute Nayandra Cruz Marques, aluna do 6º ano, em seu primeiro dia de aula na nova unidade.

“Agora ela vai fazer o 6º ano e será o primeiro ano dela aqui na escola. A minha expectativa é que ela goste da escola, que se adapte bem. Como é o primeiro dia, a gente fica apreensiva, mas eu creio que vai dar certo”, afirmou Carliane, que também tem outro filho matriculado na unidade, estudante do 9º ano.

Ainda na mesma escola, o aluno João Pedro Procione Pinto Souza, do 8º ano, contou que espera fazer novas amizades e ter um bom rendimento ao longo do ano letivo. “Estou animado para voltar às aulas, quero fazer novas conexões e também novas amizades, além é claro, de dedicar bastante aos estudos para ter um bom desempenho durante o ano”, disse.

No extremo sul da Capital, no Cmei Araras, localizado no Recanto das Araras, o retorno foi marcado por muita animação. A pequena Aisla Ribeiro Alves, do Pré II, chegou toda estilosa à unidade acompanhada da mãe, Grasiete Alves Ribeiro. Segundo ela, a filha estava ansiosa para o retorno às aulas. “Ela acordou bem cedinho, se arrumou toda animada para reencontrar os coleguinhas. E veio falando no caminho como seria este novo ano”, relatou.

Na região central de Palmas, a empolgação também esteve presente na Escola de Tempo Integral Olga Benário, situada na Arso 61 (603 Sul). O aluno José Renato Barros, do 2º ano, iniciou neste ano a modalidade de ensino em tempo integral. A mãe, Célia Regina Barros, psicóloga autônoma, explicou a decisão de transferir o filho para a nova unidade. “Esse ano resolvi colocar ele integral para ter mais tempo para trabalhar. Ele está com uma expectativa boa. Confesso que fico com o coração partido, mas sei que é uma escola muito boa, bem recomendada. Ele tem primos e colegas que estudam aqui e os pais falam muito bem. Estou confiante na decisão”, completou a mãe.

Na Quadra Arse 22 (206 Sul), a equipe do Cmei Amâncio José de Moraes recebeu as crianças com festa, reforçando o clima de acolhimento e alegria no início do ano letivo. Já na região norte, no Cmei Jusceia Garbeline, as professoras prepararam uma recepção especial para os alunos. Alguns pequenos estranharam o retorno à rotina escolar, mas a maioria correu para reencontrar os amiguinhos e explorar os espaços da unidade, observando as novidades.

A diretora do Cmei, Priscila Machado, acredita que os primeiros dias são fundamentais para a adaptação. “Essa primeira semana será de adaptações e de grandes descobertas para as crianças, portanto toda a equipe trabalha o acolhimento e a interação das crianças”, citou.

Fonte: Secom Palmas

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Ponto de coleta de óleo de cozinha em Palmas começa a receber descartes nesta segunda-feira, 2

População poderá realizar a troca por mudas no Viveiro Municipal de Palmas,...

Ano letivo de 2026 começa com escolas reformadas e ambientes acolhedores em Santa Tereza

Melhorias, segurança e organização garantem um retorno às aulas tranquilo e acolhedor...