Tocantins - 18/05/2024 - 21:03

Folha do Jalapão

Wanderlei diz que vai manter concessão de parques com ajustes para garantir direitos

Postado em 22/10/2021

Governador em exercício destacou que pontos que estão causando insegurança na comunidade jalapoeira serão revistos e que dará continuidade ao Tocando em Frente e o TO Mais Jovem.

Após assumir o comando do Governo do Estado, o governador em exercício, Wanderlei Barbosa (PSL), informou nesta quinta-feira, 21, que pretende seguir com o projeto de concessão à parceria privada dos parques estaduais do Jalapão, Cantão, Lajeado e do Monumento das Árvores Fossilizadas, mas que pontos que estão causando insegurança na comunidade japaloeira serão revistos para garantir direitos à população. “Onde as pessoas tiverem o seu direito, a sua propriedade, o seu fervedouro, o Governo irá mantê-los trabalhando, dar o direito de propriedade e documentação das pessoas”, garantiu.

Conforme Wanderlei, que esteve no Jalapão ainda como vice há semanas atrás, onde visitou atrativos e conversou com prefeitos, pontuou que será revisto especialmente o trecho da Lei nº 3.816 que diz que “as parcerias previstas neste artigo poderão abranger em seu objetivo a concessão de áreas adjacentes às das respectivas unidades de conservação, de titularidade estadual, desde que haja cessão de posse formalizada e que permita a subcessão”.

Wanderlei disse também que, no início do processo, houve falha de comunicação e que buscará o diálogo com as comunidades para a realização dos ajustes necessários. Garantiu também regularizações fundiárias, conforme foi feito na Comunidade Quilombola Barra da Aroeira. “Vamos fazer a reparação, o Governo não quer fazer nenhum projeto que cause instabilidade social ou que retire o direito de propriedade”, afirmou.

Compromisso com o equilíbrio fiscal e continuidade de projetos

O governador em exercício ressaltou que seu foco é manter o compromisso com o funcionalismo público e equilíbrio fiscal, além da continuidade de projetos em curso, como o Tocando em Frente e o TO Mais Jovem.

“As políticas em execução foram pensadas por uma equipe técnica competente, os projetos que estão em andamento, como o Tocando em Frente, serão mantidos. Nós continuaremos a prestar um serviço relevante, porque foi esse compromisso que assumi quando fui eleito, o de fazer o melhor para o Estado, independentemente do momento”, frisou.

O programa Tocando em Frente busca beneficiar todos os 139 municípios tocantinenses. Até o final de 2022, os investimentos serão de mais de R$ 2,9 bilhões. Já foram contemplados com Ordens de Serviços para infraestrutura das vias urbanas, 20 municípios da região sul do Tocantins.

Já o TO Mais Jovem via inserir mais de 5 mil jovens, de 16 a 21 anos, no mercado de trabalho por meio de atividades laborais exercidas nos órgãos que compõem a Administração Direta e Indireta da Gestão Estadual.

(T1-Notícias)

Compartilhe no:

Relacionados