Cinco pré-candidatos se preparam para a corrida eleitoral em São Félix

por Wenina — 15/06/2020 às 16:07 — em Cidades, Destaques, Eleições

Embora com os ânimos freados pela crise do coronavírus, as eleições municipais de 2020 seguem sendo a pauta de muitas discussões em São Félix do Jalapão. Os cincos pré-candidatos já iniciaram as articulações com vistas ao cargo majoritário

Dada a proximidade das eleições municipais, os pré-candidatos já articulam com suas bases as estratégias para disputa eleitoral. Em São Félix do Jalapão – município localizado a cerca de 260 km de Palmas – a história não é diferente. Há quem diga que a disputa será boa. Alguns seguem mais tímidos, outros já são vistos mergulhados no projeto eleitoral.

Os nomes conhecidos que já foram sinalizados, são: Silvio Lira (Podemos), Gilvan Ribeiro (PTB), Gercimar da Silva Xavier (Avante), Carlos Irael Ribeiro (MDB) e Fernanda Rego Ferreira (PSB).  No entanto, cabe lembrar que mesmo os nomes frisados pelos partidos, ainda podem ser alterados, havendo outras coligações.

Mesmo em período de pandemia, os pré-candidatos intensificam contatos com diversos segmentos da sociedade, apresentando suas propostas e buscando consolidar o projeto para em breve serem submetidos as convenções partidárias, que desta forma irão consolidar suas candidaturas.

Silvio Lira é o indicado do Podemos

Para esquentar mais a disputa, o ex-secretário de Saúde de Porto Nacional, Silvio Lira já confirmou sua pré-candidatura.

O Podemos (Partido Trabalhista Nacional), levantou a bandeira e indica Sílvio Marcos Oliveira Lira, 45 anos, bacharel em direito pela Universidade Católica do Tocantins, especialista em Direito Sanitário.

Silvio foi secretário da Saúde em São Félix em 2012 e 2013. Em seguida assumiu a Secretaria Executiva da Saúde em Porto Nacional, entre os anos de 2013 a 2015. Entre 2015 a 2017 assumiu a Secretária da Saúde de Pindorama. Voltando ao cargo de secretário da saúde em Porto Nacional em abril de 2017 na gestão do prefeito Joaquim Maia, onde deixou o cargo em 30 de maio de 2020 para disputar as eleições em São Félix.

O postulante está em articulações com as famílias do município e conta que está buscando apoio em Brasília através de deputados federais e senadores e que no cenário estadual conta com apoio do presidente estadual do Podemos Ronaldo Dimas de Araguaína, prefeitos de Porto Nacional, Joaquim Maia, e de Pindorama, Almir Amaral, popular Silvio Gás.

Gilvan Ribeiro é tido como um dos favoritos

Na corrida também aparece o nome de Gilvan Ribeiro, (PTB), 55 anos, que busca disputar o maior cargo do município. Para alguns, ele é tido como um dos favorito. Há quem diga que ele representa, ainda, a principal força do atual prefeito Marlen Ribeiro. Gilvan é ex-secretário de Finanças de São Félix e carrega consigo uma boa experiência de administração.

Recentemente filiado ao PTB, ele contará com o apoio do deputado estadual e Presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade, ambos do mesmo partido político. Nos bastidores, circula a informação de que ele conta ainda com o apoio do Governo do estado, dos senadores Katia Abreu e Irajá Abreu, além do deputado federal Vicentinho Júnior. Ao que tudo indica é que o martelo foi batido e o pré-candidato conta ainda com o apoio do atual prefeito e lideranças do município.

MDB aponta Carlos Irael

Assim também o MDB (Movimento Democrático Brasileiro) levanta a bandeira e indica o nome de Carlos Irael Ribeiro, 51 anos, que é técnico em contabilidade, pela Escola Técnica de Contabilidade do José Vasques, do Colégio São José, em Corrente (Piauí). Assumiu o cargo de técnico em Contabilidade na Secretaria Municipal de Administração e Fazenda da Prefeitura Municipal de Corrente (Piauí), no período de 1993 a 1996, e foi candidato a vereador no mesmo Município, pelo PTB nas eleições municipais de 2000.

Carlos assumiu vários cargos  em São Félix do Tocantins,  nos anos de 2005 a 2012 foi secretário de Turismo e Meio Ambiente na gestão do ex-prefeito Jânio Mendonça,  foi vice coordenador do Território  da Cidadania do Jalapão, coordenador da Câmara Temática de  Turismo do Território do Jalapão,  e assumiu a secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente na gestão do prefeito Marlen Ribeiro entre os anos 2015 a 2018. Carlos é casado com Ivete Pereira de Sousa com quem tem três filhos.

Os emedebistas do município buscam reforçar a pré-candidatura de Carlos Irael contando com o apoio da deputada federal Dulce Miranda, Senador Eduardo Gomes e deputado estadual Nilton Franco.

PSB confirma Fernanda Rego

Por outro lado, mesmo que ainda seja possível haver mudanças, o PSB traz o nome da enfermeira Fernanda Rego Ferreira, 32 anos, que é atuante na área da saúde há 11 anos. Em sua experiencia de trabalhos prestados, Fernanda trabalhou no Ministério da Saúde e no Hospital Regional de Taguatinga (DF). No município de São Félix, ela atua há cinco anos como enfermeira, e dois anos após ser aprovada em concurso.

A pré-candidata que mora no município há sete anos, fica no cargo até dia 4 de julho, data que lhe é permitido por ser concursada, quando dará entrada na documentação pedindo afastamento para concorrer a eleição.

 Primeira vez que vai disputar uma eleição, Fernanda conta que a experiência lhe traz amadurecimento, pois sempre teve sua vida dedicada em ajudar o próximo.  Além de ser enfermeira ela é membro da pastoral social da igreja católica. Fernanda conta com o forte apoio do ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha, (PSB) e Marlon Reis.

Vereador Gercimar tem atuação forte no município

Um dos pré-candidatos é uma figura bastante conhecida em São Félix. Outro postulante ao cargo é o vereador Gercimar da Silva Xavier, (Avante), 50 anos, que é vereador a 20 anos no município. Por algumas vezes assumiu a Presidência da casa de Leis. O vereador tem se destacado pelo brilhante trabalho como parlamentar e tem legislado em prol da coletividade, tendo atuação forte nas cobranças de execução de políticas públicas em prol da comunidade.

O postulante é empresário no Jalapão na área de Turismo e conta com o apoio de muitas lideranças municipais, o que o incentiva este ano a mergulhar na disputa pela Prefeitura.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Prefeitura de Palmas melhora estrutura do Samu com novos desfibriladores nas Unidades de Suporte Avançado

Equipamentos possibilitam maior resolutividade em atendimento de pacientes com parada cardiorrespiratória e...

Palmas se destaca em seleção nacional de experiências voltadas à Educação em Tempo Integral

Rede municipal de ensino da Capital conquistou espaço de destaque com dois...