SANTA TEREZA 35 ANOS: Município é homenageado com Desfile e Momento Cívico

por Wenina — 03/06/2024 às 11:32 — em Cidades, Destaques

O desfile cívico dos estudantes e profissionais das redes municipal e estadual de ensino, além de servidores municipais, contou a história do Município e seus principais personagens

Uma história de 35 anos, cheia de personagens que marcaram gerações e que perpassa o presente e o futuro, valorizando o passado. Essa trajetória é do Município de Santa Tereza do Tocantins, que foi contada de forma alegre e emocionante em um Desfile Cívico, realizado no fim da tarde de sexta-feira, 31. O evento, que contou também com momento cívico, foi um marco para as comemorações do aniversário da cidade, e demonstrou a valorização à história, o carinho e respeito dos moradores pelo Município.

Na cidade, todos pararam para ver a passagem dos estudantes caracterizados conforme seus respectivos pelotões. O desfile teve como tema “Cidade em Festa: um brilho de histórias e esperanças”, e, foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação, com a participação dos alunos e profissionais da Escola Municipal Francisco de Sousa Barros, Escola Municipal Horácio José Rodrigues da Comunidade Barra do Aroeira, Escola Estadual Professor Manoel Silvério Dourado, além das secretarias municipais.

Pelotões


O prefeito Antônio Campos, juntamente com secretários e vereadores, fez questão de registrar a passagem de cada pelotão. A abertura foi das porta-bandeiras e em seguida a Escola Municipal Francisco de Sousa Barros, que apresentou em seus pelotões as lindas balizas, a Fanfarra Professora Uilma Pinto, os parabéns ao Município e os pequenos da Extensão Creche.

A unidade escolar ainda teve os pelotões de todas as gestões municipais, com representantes de todos os prefeitos que passaram pela Gestão, vice-prefeitos e vereadores, do ano de 1989 a 2024.

Em seguida foi a vez da Escola Municipal Horácio José Rodrigues, que apresentou a cultura quilombola, com suas características singulares e a tradição local, reforçando personagens importantes para os quilombolas, como o soldado Félix Rodrigues, fundador da comunidade.

As porta-bandeiras da Escola Estadual Professor Manoel Silvério Dourado abriram os pelotões do colégio, que contou com uma belíssima banda, parabéns, além de abordar a agricultura familiar, cultura quilombola, pelotões ‘Diga não ao Buling’, Busca Ativa Escolar, Inclusão Social. A escola levou às ruas um bolo em homenagem à cidade, além de diversos itens que coloriram o desfile com criatividade, lembrando personagens importantes da cidade e valorizando a contribuição de cada um.

Ainda desfilaram os pelotões das secretarias municipais de Meio Ambiente e Urbanismo, com brigadistas e agentes de limpeza, Secretaria Municipal de Saúde, com profissionais da área, Secretaria Municipal de Assistência Social, com idosos e crianças atendidos, Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Agricultura, Secretaria Municipal de Esportes e Pelotão do Ciclismo.

Momento Cívico


No momento das homenagens, as autoridades presentes prestigiaram lindas apresentações culturais executadas pelos estudantes. Entre elas, as das crianças da Extensão Creche, a coreografia das balizas, e o Grupo Pérola Negra, da Comunidade Quilombola Barra do Aroeira.

A história da cidade foi contada em detalhes em um relato da mestre de cerimônias Selma Sousa, desde o fundador, José de Sousa Dourado, que na ocasião foi representado pelo seu filho, Josiano Dourado. O evento contou com a presença de figuras que marcaram a história da cidade, como ex-prefeitos que passaram pela Gestão. Uma das primeiras moradoras, a senhora Maria Marques de Melo, que realizou 536 partos no Município, também foi lembrada e representada por sua filha, Hipólita Marques. O evento ainda teve uma oração conduzida pelo pároco Marcos Teles.

O soldado Félix José Rodrigues, patriarca da Comunidade Quilombola Barra do Aroeira, também foi reconhecido e representado pelo jovem Geovanne Rodrigues, que está na sétima geração do fundador. Os nomes dos antigos moradores que intitulam as escolas da cidade também foram homenageados: Professor Manoel Sivério Dourado, pai do fundador José de Sousa Dourado; Francisco de Sousa Barros, representado por seu filho, Luiz Barros, e Horácio José Rodrigues, representado por seu neto, Cleibe Rodrigues.

Todos os homenageados receberam do prefeito Antônio Campos uma placa de honra ao mérito, assim como os ex-prefeitos presentes no evento e autoridades. Ao falar ao público, Antônio Campos lembrou da importância de recordar o passado para garantir o futuro. “Quero agradecer a cada um que se faz presente aqui, vereadores, secretários, esse ano a nossa festa está muito linda e esse é só o começo. Agradeço aos ex-prefeitos, porque Santa Tereza está onde está porque tem o legado de cada um. Parabéns a todos!”, disse o gestor.

A secretária municipal de Educação, Lucileide Barros, destacou a importância do civismo para a Educação Municipal. “Gratidão a Deus por ter nos concedido realizar mais uma ação proposta, que está contemplada no PPP da escola e no planejamento da Secretaria Municipal de Educação. Quero externar o meu agradecimento a todos os participantes, as escolas municipais que participaram e levaram os seus pelotões, a escola estadual e todas as secretarias, também todos os pais e toda a comunidade em geral que prestigiou. Parabenizo também todas as apresentações que foram realizadas. Foram muitas emoções durante a noite. Agradeço ao prefeito Antônio Campos pelo apoio que vem dando à Secretaria Municipal de Educação e a autonomia em fazer uma gestão com foco na qualidade, no resultado e no aperfeiçoamento das aprendizagens”, disse a secretária.

O momento cívico foi finalizado com os parabéns, executados pela banda da Escola Estadual Professor Manoel Silvério Dourado, que emocionou a todos. Houve também o tradicional corte do bolo e distribuição a todos os presentes.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

ERRATA EXTRATO DE AVISO DE LICITAÇÃO

Tendo em vista a necessidade de alteração da nomenclatura numérica do extrato...

Mateiros celebra 35 anos nesta sexta, 20; preparativos para festividades estão a todo vapor

Programação segue durante todo o fim de semana com culto ecumênico, show...