Saúde de Novo Acordo amplia atendimentos com a realização de exames laboratoriais no Assentamento Primogênito

por Jornal Folha do Jalapao — 24/03/2026 às 10:16 — em Cidades, Destaques

Pela primeira vez, moradores da comunidade rural têm acesso a exames laboratoriais para diagnósticos e tratamentos.

Como forma de ampliar o atendimento à comunidade e garantir o acesso à saúde de forma integral, a Prefeitura de Novo Acordo iniciou neste mês a oferta de mais um importante serviço à comunidade do Assentamento Primogênito: a realização de exames laboratoriais na própria unidade de saúde da localidade. Pela primeira vez, os moradores tiveram acesso ao serviço sem precisar se deslocar até a cidade.

A partir de agora, as coletas a serem realizadas pelo laboratório responsável, que ocorrerão mensalmente, de forma gratuita, conforme a demanda da comunidade. A cada 15 dias, a equipe de saúde já realiza atendimentos de consultas no local e, agora, também serão disponibilizadas as coletas no próprio assentamento.

O prefeito Mateus Coelho explicou que a gestão tem efetivado cada vez mais ações para melhorar a qualidade de vida da população. “A saúde é um direito básico e vem sendo transformada em Novo Acordo com a nossa gestão. Sabemos do empenho da equipe em realizar essas reestruturações, que garantem o acesso ao público que mais precisa, ampliando a oferta desses exames e, assim, promovendo o diagnóstico e o tratamento”, informou.

Na primeira ação realizada nesta terça-feira, 24, foram realizadas 27 coletas em atendimento à população local. O secretário municipal de Saúde, Felipe Gama, comemorou o resultado positivo. “Esse cuidado é muito importante: a saúde está cada vez mais próxima da população. É a primeira vez que a coleta de sangue é realizada no assentamento. A equipe do laboratório, com um biomédico e auxiliar de laboratório, vem realizar as coletas uma vez ao mês, atendendo toda a demanda necessária”, explicou o secretário.

Com a iniciativa, os moradores poderão realizar exames laboratoriais sem precisar se deslocar, com análises de amostras biológicas (sangue, urina e fezes), fundamentais para prevenir, diagnosticar e monitorar doenças.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

NOVO ACORDO: Prefeito Mateus Coelho realiza entrega de novos tambores de lixo

Locais estratégicos na zona urbana estão recebendo os itens, e pela primeira...

Prefeitura de Rio Sono inicia perfuração de poços e leva água a comunidades rurais

Com investimento de R$ 396 mil, projeto amplia o abastecimento de água...