Mudança no tempo pode trazer chuva para Palmas e região neste fim de semana

por Jornal Folha do Jalapao — 20/06/2026 às 08:28 — em Cidades

Modelos meteorológicos indicam a chegada de um corredor de umidade que aumenta as chances de precipitações isoladas até sábado, 20.

Acostumados ao céu limpo e ao clima seco desta época do ano, moradores de Palmas e de cidades da região central do Tocantins podem voltar a ver chuva nos próximos dias. Modelos meteorológicos indicam a chegada de um corredor de umidade que aumenta as chances de precipitações isoladas até sábado, 20.

Os mapas de previsão mostram áreas de instabilidade avançando sobre parte do estado, principalmente na faixa que compreende municípios como Palmas, Miracema do Tocantins, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional. A condição é considerada atípica para o mês de junho, período em que normalmente predominam dias ensolarados e baixos índices de umidade.

A mudança ocorre em meio a uma das estiagens mais severas registradas na bacia Tocantins-Araguaia, apontada recentemente pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) como uma das regiões mais afetadas pela seca no país.

Apesar da previsão de chuva, os volumes esperados não são suficientes para reverter o déficit hídrico acumulado nos últimos meses. A tendência é de pancadas rápidas e isoladas, capazes de amenizar temporariamente o calor e elevar a umidade do ar.

As temperaturas devem continuar elevadas na maior parte do estado. Em cidades da região central, os termômetros podem variar entre 31°C e 35°C durante o período, mantendo a sensação de calor mesmo com a possibilidade de precipitações.

Caso a previsão se confirme, será uma das primeiras ocorrências de chuva registradas em Palmas e municípios vizinhos desde o início do período mais seco do ano, trazendo alívio temporário para a população e reduzindo os efeitos do clima extremamente seco observado nas últimas semanas.

Fonte: Secom Palmas

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Reforma em Palmas cria três novas secretarias e 431 cargos comissionados

Medida extingue a ATCP, cria três novas secretarias e amplia vagas de...

Prefeitura institui Programa Palmas para o Agro e cria política de incentivos para fortalecer cadeia produtiva

Lei cria política municipal de incentivos fiscais para empresas ligadas ao agronegócio,...