Santa Tereza sedia 4ª Reunião Ordinária da CIR Capim Dourado

por Jornal Folha do Jalapao — 14/08/2026 às 10:28 — em Cidades, Destaques

Gestores da região se reuniram para tratar de importantes pautas e decisões pertinentes aos atendimentos em saúde nos municípios

A cidade de Santa Tereza do Tocantins sediou, nesta quinta-feira, 13, a 4ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Regional (CIR) Capim Dourado. Participaram do encontro representantes dos municípios de Aparecida do Rio Negro, Lajeado, Lizarda, Miracema, Miranorte, Novo Acordo, Rio dos Bois, Rio Sono, São Félix e Tocantínia, além dos anfitriões de Santa Tereza.

Entre as pautas abordadas pelos gestores estiveram a apresentação das inscrições do Projeto Juntos pela Vida; o panorama da adesão dos municípios ao Curso Introdutório ao SUS; a apresentação do projeto de pesquisa “Estratégias Comunitárias para Acesso aos Tratamentos Oncológicos por Mulheres do Jalapão”; a apresentação da proposta da Linha de Cuidado ao Trauma no Tocantins; os fluxos, protocolos e rotinas da Linha de Cuidado da Hipertensão Arterial; o cuidado da pessoa idosa; a apresentação de nota técnica sobre a Ficha de Estratificação de Risco Gestacional; o Serviço de Telessaúde no Hospital de Doenças Transmissíveis; a apresentação dos fluxos e orientações sobre a modalidade visual no Centro Especializado em Reabilitação de Araguaína; além de orientações aos gestores sobre a importância da adesão ao curso de especialização em Gestão e Governança de Tecnologia da Informação e informações sobre o Programa Telessaúde.

Na abertura, a secretária municipal de Saúde de Santa Tereza, Eliziane Diógenes, falou sobre a importância das discussões.

“A gente debate temas de grande relevância, capacitações, o que o Estado tem a oferecer, as pautas, tiramos dúvidas. Então, para o gestor, é de grande relevância. Esse é o local que a gente tem para levar as demandas adiante, resolver os problemas e tentar solucioná-los. Nem tudo é resolvido, mas a gente passa essas demandas do município para frente, e isso é muito enriquecedor. É muito satisfatório para nós receber a todos e, juntos, debater o sistema de saúde para que a gente tenha uma saúde de mais qualidade no Estado”, disse.

Também usaram a palavra durante a abertura a coordenadora da Atenção Básica de Santa Tereza, Lindaura Maria; o representante da CIR, Anderson; a representante da Secretaria de Estado da Saúde, Lilian; o vereador de Santa Tereza do Tocantins e representante da Câmara Municipal, Domingos Andrade; e o representante do Cosems, Carlos Zandona.

Ao final do evento, foi servido um almoço a todos os participantes.

CIR

A Comissão Intergestores Regional (CIR) é uma instância de cogestão no espaço regional, com o objetivo de constituir um canal permanente e contínuo de negociação e decisão entre os gestores municipais e o Estado para a constituição de uma rede regionalizada, pactuando, de forma consensual, a definição das regras da gestão compartilhada do Sistema Único de Saúde (SUS). É composta por representantes da SES-TO e por todos os secretários municipais de Saúde da região.

Cabe às CIRs a pactuação, a organização e o funcionamento, em nível regional, das ações e serviços de saúde integrados à Rede de Atenção à Saúde (RAS).

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Educação Municipal de Lagoa realiza 2º Encontro Formativo Alfabetiza Mais Tocantins

Formações têm contribuído significativamente para o fortalecimento das práticas pedagógicas e para...

APARECIDA: Assistência Social promove audiência pública para construção do Plano de Atendimento Socioeducativo

Representantes do Poder Público e diversas instituições apresentaram propostas para o plano,...