Como medida de cotenção, Vicentinho Júnior estuda fusão de secretarias

por Jornal Folha do Jalapao — 30/10/2026 às 15:01 — em Sem categoria

Governador eleito pretende revisar a estrutura administrativa do Estado, reduzir despesas e adequar o funcionamento das pastas a uma política de responsabilidade fiscal

O governador eleito do Tocantins, Vicentinho Júnior (PSDB), prepara um estudo para avaliar a redução da estrutura administrativa do Estado, com a possibilidade de fusão de secretarias. Segundo uma fonte próxima ao grupo político do governador eleito, ouvida pela reportagem, a proposta faz parte das medidas em análise para o início da nova gestão e tem como objetivo racionalizar despesas e adequar o tamanho da máquina pública às necessidades do governo.

A intenção, conforme a fonte, não é promover demissões em massa de servidores, mas examinar a estrutura das pastas, identificar possíveis sobreposições de funções e avaliar quais setores precisam de maior capacidade operacional. A eventual fusão de secretarias dependerá desse diagnóstico, que deverá orientar as decisões sobre a organização administrativa do próximo governo.

A iniciativa está associada à política de responsabilidade fiscal que Vicentinho pretende adotar a partir de janeiro de 2027. Nos bastidores, a avaliação é de que será necessário revisar a estrutura administrativa e identificar oportunidades de redução de custos antes de definir o formato da nova gestão. Ainda não há informações sobre quais secretarias poderão ser unificadas nem sobre a dimensão da economia pretendida.

Fonte: Jornal Opção Tocantins

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Previsão é de que o Tocantins sepere 10 milhões de toneladas de grãos na safra 2026/2027

Estimativa da Conab aponta produção de 10,03 milhões de toneladas, alta de...

Músico e artesão tocantinense morre após sofrer descarga elétrica em Palmas

Artista de 36 anos manuseava fios de energia em uma residência na...