Tocantins - 24/06/2024 - 14:12

Folha do Jalapão

MATEIROS: Autoridades estaduais e municipais prestigiam 2º Festival Cultural Gastronômico

Postado em 10/06/2024

Ao inovar em ofertar um evento que valoriza a cultura da região, Mateiros reuniu um grande público durante as festividades, além de autoridades municipais e estaduais

Neste final de semana o Município de Mateiros sediou o 2° Festival Gastronômico e Cultural, realizado pela Prefeitura por meio de parcerias. O evento foi uma oportunidade de valorização à cultural local e se consolida, em sua segunda edição, como um dos momentos marcantes para a comunidade e visitantes, que aproveitam para prestigiar as delícias produzidas na região e as atrações musicais.

O prefeito Pastor João Martins agradeceu as parcerias que possibilitaram o evento e ressaltou sua satisfação em receber amigos e visitantes.

“Quero parabenizar todos os envolvidos na realização da 2ª edição do Festival Cultural e Gastronômico que movimenta nosso comércio e nossa economia e trazendo shows belíssimos, levando o nome de nossa cidade para todo o Brasil. Vamos continuar valorizando e apoiando a cultura de Mateiros para que venha se destacar cada vez mais”, disse o prefeito.

O gestor falou da satisfação em receber um grande público durante o evento que cada vez vem ganhando maior estrutura e qualidade.

“Hoje é um dia de missão cumprida, estamos encerrando nossa festa e ver o ambiente lotado é muito satisfatório. A presença de deputado, secretários estaduais e prefeitos, é gratificante, porque Mateiros é a cidade mais distante, aqui não é uma cidade de passagem, quem vem é para prestigiar nossa gente, amizade e carinho que tem a nós. Isso demonstra ao jalapoeiro o quanto é importante a presença de um deputado que você escolhe para lhe representar. Somos gratos pelo apoio e retribuição com a parceria que tivemos para a realização do evento. Receber os prefeitos Carlão de São Félix e Diogo Borges, de Talismã, nos alegra muito”, reforça o prefeito.

O deputado estadual Valdemar Junior, que foi um dos parceiros do evento, em seu pronunciamento, enfatizou a importância de valorizar a cultura local e destacou o papel fundamental desempenhado por eventos como esse na preservação das tradições. Ele ainda reforçou seu compromisso em apoiar o desenvolvimento cultural e econômico de Mateiros.

“Esse é o segundo ano que participamos do festival, e estou encantado com a premiação dos pratos. Então parabéns a todos aqueles que participaram, a todas as pessoas que estão se dedicando à alta gastronomia. E é isso que faz com que Mateiros possa a cada dia mais se tornar um polo turístico, fomentar e incrementar este festival gastronômico. O ano passado realizamos o nosso sonho o ano com a primeira edição, e essa segunda edição está melhor ainda, tenho certeza absoluta que o prefeito Pastor João e a comunidade mateirense, ano que vem dará sequência a esse projeto para trazer o turista, incentivar economia, fomentar a hospedagem nas nossas pousadas, comércios, restaurantes, bares e nos pontos turísticos”.

Na ocasião, o deputado Valdemar também deixou a mensagem do governador Wanderlei Barbosa, que não pode participar do evento, mas deixou seu abraço à comunidade de Mateiros, tendo em vista que foi um dos parceiros da festividade.

Satisfação

Quem fez questão de participar do festival, foi o Presidente da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), o prefeito de Talismã, Diogo Borges, que na ocasião estava acompanhado pela primeira-dama Sara Diniz e assessores. O presidente parabenizou o Município pela realização do evento.

“Eu já tenho um bom tempo que acompanho a administração do pastor João Martins. Ele também é um gestor que faz parte da diretoria da ATM, me ajuda muito nas lutas municipalistas, também é o presidente do Consórcio da região do Jalapão. Temos acompanhado a evolução de Mateiros, a cada ano que venho aqui vejo a transformação. O ano passado quando eu estive aqui, o sonho deles era ter um campo de futebol, hoje, um ano depois, chego aqui e vejo o sonho realizado. A galera jogando bola em um estádio gramado e iluminado. Isso demonstra a capacidade administrativa que o pastor João tem, levando melhores condições para Mateiros, a capital do Jalapão. Fico feliz em saber que existe aqui um Gestor comprometido que se destaca entre os melhores gestores do Jalapão”, ressalta Diogo.

O prefeito do Município de São Félix, Carlos Irael, demonstrou gratidão e reconhecimento ao prefeito Pastor João por realizar um evento para toda a região.

“É muito importante esse trabalho realizado pelo prefeito Pastor João, que atrai tantas pessoas para o nosso Jalapão. Esse é um evento que tem se tornado referência na região, se tornando um ambiente propício para a alegria, diversão saudável, e principalmente, a valorização à nossa cultura e aos ingredientes culinários da nossa região”, destacou Carlão.

Avaliação

Ao fazer sua avaliação do Festival, o prefeito Pastor João lembrou que a ideia do evento nasceu durante uma conversa no gabinete do deputado estadual Valdemar Júnior e disse estar satisfeito com a segunda edição do Festival.

“A gente entende que o mundo inteiro passa por aqui, devemos melhorar nossa culinária, o atendimento e investir mais nas pousadas, restaurantes. E nada melhor que a gente ter projetado o Festival Gastronômico, essa segunda edição nos surpreende com o tamanho de nosso acerto, as quatro noites receberam um público grande. Nós avaliamos positivamente o resultado da festa e ficamos muito felizes em olhar para nossas barracas, onde está oferecendo a alimentação, todas estão lotadas, isso nos traz muita alegria. Tudo valeu a pena, temos certeza que os anos que virão, vai continuar o festival, a ideia é a cada ano melhorar. Os futuros prefeitos não vão deixar esse projeto tão valioso morrer, e a gente sabe que os municípios da região do Jalapão podem também criar o festival”, finalizou o prefeito.

Compartilhe no:

Relacionados