Tocantins - 28/03/2024 - 14:19

Folha do Jalapão

NOVO ACORDO: Alunos participam de palestra sobre enfrentamento à violência doméstica

Postado em 17/08/2022

Os estudantes receberam orientações em palestra  realizada  pelo Poder Judiciário na semana da Justiça pela Paz em Casa, por ocasião do 16º aniversário da promulgação da Lei Maria da Penha

A Escola Municipal Ruidemar Limeira Borges, em Novo Acordo, teve nesta terça-feira, 16, a realização de uma palestra sobre o enfrentamento à violência doméstica promovida pelo Poder Judiciário. O evento é realizado durante a semana Justiça pela Paz em Casa, em que é comemorado o 16º aniversário da Lei Maria da Penha, de 16 a 19 de agosto.

Os alunos do 3º ao 5º participaram dos encontros durante a manhã e tarde, conduzidos pela professora Leila Cursino, integrante do Grupo Gestor de Equipes Multidisciplinares (Ggem) do Programa Tempo de Despertar, do Tribunal de Justiça do Tocantins.

Na palestra foram abordados temas sobre o combate à violência contra a mulher e o machismo, com o intuito de buscar prevenção e erradicação de violência com vital abertura para debates e reflexões.

A palestrante destacou que há meios de denunciar e buscar ajuda em casos de agressões. “Se trata de uma conscientização em relação à qualquer tipo de violência doméstica e familiar, em que se deve acionar o número 180, que é a Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência e um serviço de utilidade pública gratuito, confidencial que funciona 24h, em todos os dias da semana. É um canal indicado para denúncias de violência, reclamações sobre os serviços da rede de atendimento à mulher e para orientar as mulheres sobre seus direitos e sobre a legislação vigente, encaminhando-as para outros serviços quando necessário”, disse.

Também foram divulgados as instituições integrantes das redes de apoio existentes em que a mulher pode buscar ajuda, como Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs); Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAMs); Casa Abrigo; Centros de Referência da Assistência Social (Cras);  Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; e órgãos da Defensoria Pública.

Os alunos aprenderam ainda sobre a Lei do Sinal Vermelho (nº 14.188/2021), que define o programa de cooperação Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica como uma das medidas de enfrentamento.

Compartilhe no:

Relacionados