PARANÁ PESQUISAS | Eduardo Gomes desponta na frente paa o Senado no TO; Alexandre Guimarães e Gaguim disputam segundo lugar

por Jornal Folha do Jalapao — 28/08/2026 às 17:31 — em Eleições

O senador Eduardo Gomes (PL) lidera a disputa pelas duas vagas ao Senado pelo Tocantins nas eleições de 2026, alcançando 35,1% das intenções de voto na modalidade estimulada realizada pelo instituto Paraná Pesquisas entre terça, 25, e esta quinta-feira, 27. Em seguida, aparecem tecnicamente empatados na disputa pela segunda vaga os deputados federais Alexandre Guimarães (MDB), com 21,6%, e Carlos Gaguim (UB), com 20,8%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº TO-02900/2026 e foi encomendada pela Federação das Indústrias do Estado (Fieto), em parceria com a TV Jovem/Record.

Na sequência do levantamento estimulado aparecem:

Eleitores que afirmaram votar em nenhum, branco ou nulo somam 7,4%, enquanto 5,8% declararam não saber ou não opinaram.

ESPONTÂNEO

Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos pré-candidatos não são apresentados aos entrevistados, o índice de indecisos ainda é expressivo: 69% declararam não saber ou não opinaram. Outros 5,3% disseram que votarão em branco, nulo ou em ninguém.

Entre os citados espontaneamente, Eduardo Gomes também lidera com 9,8%, seguido por Alexandre Guimarães (6,9%), Carlos Gaguim (5,1%), Eli Borges (2,9%), Vanderlei Luxemburgo (2,3%), Ronaldo Dimas (2,2%), Paulo Mourão (1,7%) e Hélio Rodrigues Bolsonaro (0,1%). Outros nomes mencionados somaram 0,8%.

REJEIÇÃO

O levantamento do Paraná Pesquisas também consultou os eleitores sobre em quais candidatos não votariam de jeito nenhum. O ex-governador e deputado federal Carlos Gaguim apresentou a maior rejeição entre os postulantes ao Senado, com 26,6%.

O quadro de rejeição estimulada se divide da seguinte forma:

Entre os entrevistados, 6,1% declararam que poderiam votar em qualquer um dos candidatos e 17,6% não souberam ou não responderam.

DADOS DA PESQUISA

A pesquisa ouviu 1.504 eleitores em 70 municípios do Estado do Tocantins entre os dias 25 e 27 de agosto de 2026. O grau de confiança do estudo é de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,6 pontos percentuais para os resultados gerais.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Kátia Abreu reúne setor cultural em Palmas para balanço de investimentos e reforçar apoio à reeleição de Lula

A coordenadora da campanha à reeleição do presidente Lula da Silva (PT)...

Em sabatina da RedeTV Tocantins, Vicentinho apresenta soluções para saúde, segurança e educação no Tocantins

Candidato ao Governo defende regionalização da saúde, reforço das forças de segurança...