Tocantins - 20/10/2020 - 12:19

Ponte Alta – Município viabilizou tratores e estimulou a agricultura familiar

Postado em 31/01/2018

Compartilhe no:

Preparo do solo para o plantio, distribuição de calcário e abertura de cacimbas. Esses foram alguns dos serviços prestados de forma gratuita pela Prefeitura de Ponte Alta do Tocantins, aos pequenos produtores do município no ano de 2017.

A agricultura familiar é um dos motores que movem a economia dos pequenos municípios, Ponte Alta conta hoje com aproximadamente 500 pequenos produtores rurais que, através dos serviços de assistência técnica e de maquinários para o preparo da terra oferecido pela Prefeitura, mantém sua produção como principal renda familiar. Com cerca de 670 horas trabalhadas a gestão conseguiu atender aproximadamente 300 produtores.
O município ofereceu a patrulha mecanizada e a mão de obra, enquanto que o proprietário rural participou com o combustível. A parceria visa melhorar a produtividade e gerar renda aos pequenos produtores da agricultura familiar.
O senhor Francisco Oliveira de Souza, 66 anos, proprietário da fazenda Pai e Filho, que fica localizado a 6 km da cidade, foi um dos beneficiados com o trabalho de gradeamento realizado pela Prefeitura. “Facilitou demais. Se fosse para a gente fazer esse serviço ia demorar muito, e o melhor é que pagamos apenas o combustível”, comemorou o produtor, que após o serviço já plantou milho e feijão.
O agricultor também planta outras leguminosas e frutas, como banana e laranja. Além do gradeamento, seu Francisco também foi beneficiado por outras ações, como o Programa Compra Direta e já montou um processo para fazer financiamento no Pronaf.

Calcário
A Prefeitura disponibiliza vários programas que beneficiam os pequenos produtores, entre eles a distribuição de calcário, tendo em vista a necessidade do preparo das terras para o plantio. Neste caso, os agricultores adquirem o calcário em sociedade e a Prefeitura disponibiliza transporte, o trator e a máquina para calcarear as terras.
“É uma ajuda muito importante e que faz toda diferença”, afirmou o produtor Olímpio da Silva, 67 anos, proprietário da Fazenda Empoeiras, distante 38km da cidade. Seu Olímpio foi beneficiado pelo serviço de distribuição de calcário para garantir a adubação da terra. “Se fosse para eu pagar o frete do caminhão na busca do calcário eu não dava conta, fica muito caro”, conta o produtor. Ainda de acordo com seu Olímpio a vida melhorou bastante depois que o prefeito Kleber do Sacolão assumiu a gestão. “A gente antes não era visto, eu mesmo fui na casa do prefeito e pedi para buscar o calcário, meu dinheiro só dava para pagar o adubo, graças a Deus fui atendido rápido, fico agradecido”, contou seu Olímpio.
Para ser atendido, basta que o produtor procure a secretaria e solicite o serviço desejado. Após isso, a equipe do órgão faz o agendamento. Na avaliação do secretário Joacir, a agricultura familiar colabora de forma muito importante na economia do Município e, portanto, merece apoio em toda sua conjuntura.
“A importância de o município realizar esse processo de preparo do solo é ajudar os pequenos agricultores, pois muitos não têm condições financeiras de contratar um trator, assim, o município vem contribuir para melhorar a produção da agricultura familiar”, ressaltou o prefeito Kleber.

Compartilhe no:

Relacionados