Tocantins - 24/06/2024 - 12:11

Folha do Jalapão

Pratos vencedores do Festival Gastronômico de Mateiros mostram cultura e sabores do Jalapão

Postado em 10/06/2024

O destaque do Festival Cultural e Gastronômico desta sexta-feira, 7, foi para a culinária do Município, que foi apresentada em uma variedade de pratos deliciosos e irresistíveis. Os sabores típicos e as receitas tradicionais foram celebrados, proporcionando uma verdadeira experiência gastronômica

Regada com sabores e muita música, a escolha dos pratos mais deliciosos do Festival Cultural e Gastronômico de Mateiros foram escolhidos nesta sexta-feira, 7. Todos os pratos vendidos durante o festival, foram avaliados por jurados e os vencedores receberam premiações.

O festival contou com uma enorme variedade de pratos da mais autêntica culinária jalapoeira, o melhor da música regional, nacional e escolha da Miss Mateiros. Com um investimento de recursos públicos por parte do Município e parceria do Governo do Estado e deputado estadual Valdemar Júnior, o festival, além de promover o turismo e gerar empregos, provocou uma grande movimentação financeira, com um impacto na economia do Município, fomentou o setor de comércio e serviços da cidade, como hotelaria, supermercados, salões de beleza e lojas de roupas, entre outros.

Vencedores


O brilho e o sorriso de alegria de dona Dorilene Pereira da Barraca Montezuma, foi vivenciado por todos que prestigiaram o concurso gastronômico. Ela foi a responsável pela receita que ganhou o nome de Galinha de Mãe – galinha caipira com pirão e mix de temperos do quintal e crispy de banana da terra e pequi, venceu o concurso do melhor prato do Festival Gastronômico de Mateiros. O prato recebeu esse nome porque é feito com ingredientes de seu quintal. A receita também teve um toque especial do pequi, fruto do cerrado tocantinense.

Em segundo lugar, o prêmio foi duplo, onde premiou as barracas Castro’s Delicia, que levou o Prato em uma bandeja com o mapa do Tocantins. A paçoca de carne de sol com banana da terra.

A Barraca Delícia da Dica, também conquistou o 2º lugar com o prato Mandioca Cremosa da Dica – carne de sol e bacon crocante com molho cremoso.


O terceiro lugar ficou para a Barraca Big Lanches – Pastel de costela com creme de milho e catupiry.

Satisfação

O prefeito pastor João Martins destacou que acompanhou todas as edições do Festival Gastronômico. “Estamos muitos felizes, desde a primeira edição sabíamos que o Festival Cultural e Gastronômico de Mateiros veio para ficar. A nossa culinária é feita por grandes profissionais e não tem como um evento como este não ser sucesso. Todos os pratos são saborosos, muito bem elaborados e tenho a certeza de que todos os convidados gostaram. Quero parabenizar a cada uma de vocês, que nos presentearam com esses deliciosos pratos”, reforçou o prefeito.

A primeira-dama Mariene Tavares, reforçou que os pratos foram feitos com amor e sabor. “Parabéns a toda culinária do Festival, sabíamos que o sucesso era garantido pela qualidade dos pratos. Eu mesma farei questão de provar cada prato que é maravilhoso, eu acredito plenamente que todos os que provarem da nossa culinária vão aprovar, pois tudo é feito com muito amor e sabor. Desde já deixo aqui o agradecimento ao Sebrae por darem o suporte necessário em nosso Festival”, agradeceu a primeira-dama.

Para a realização do concurso, o Sebrae ofereceu capacitações a todos os pequenos negócios do segmento de alimentação. Todos os pratos foram devidamente preparados para a comercialização com o acompanhamento da consultora de gastronomia do Sebrae, Fabrizzia Junqueira. “Como consultora da área de gastronomia, avalio positivamente o Festival Gastronômico de Mateiros em sua 2ª edição pelo crescimento notável, diversidade de pratos, qualidade dos ingredientes, criatividade das receitas, organização do evento e receptividade dos visitantes. O festival destaca-se pela excelência gastronômica, valorização da cultura local e troca de experiências, consolidando-se como um espaço importante para a promoção da gastronomia regional. Estou entusiasmada para ver o contínuo sucesso do evento”, ressaltou a consultora.

Compartilhe no:

Relacionados