Tocantins - 24/10/2020 - 00:56

Pré-candidato em São Félix, Silvio Lira fala em “valorizar as pessoas com políticas públicas e administração eficiente”

Postado em 30/06/2020

Compartilhe no:

Eleições 2020/Jalapão

Agregando diálogo com lideranças e segmentos da sociedade, o pré-candidato a prefeito de São Félix, Silvio Lira, (Podemos), oferece uma alternativa de renovação para a disputa eleitoral de 2020 na busca pela cadeira mais importante e desejada do Município.

O processo político de São Félix começa a tomar definições importantes e os pré-candidatos a prefeito já começam suas articulações em busca de parcerias. Dentre os nomes que pleiteiam uma possível vaga ao Executivo Municipal, um Silvio Lira, (Podemos – Partido Trabalhista Nacional). Sílvio Marcos Oliveira Lira, 45 anos, bacharel em direito pela Universidade Católica do Tocantins, especialista em Direito Sanitário.


Concretizando ações em busca da construção de um plano de governo coeso e com propostas reais de mudança para São Félix, o postulante vem articulando sua pré-candidatura com o apoio de várias lideranças municipais, estaduais e federal. Em entrevista exclusiva ao Jornal Folha do Jalapão, Silvio Lira afirma que é pré-candidato e aponta algumas propostas de governo. Silvio quer apostar em uma plataforma de valorização do empreendedorismo e geração de emprego no setor privado, de forma a desonerar a máquina e garantir mais investimentos públicos.

Entrevista

Folha do Jalapão: Como o senhor pretende formar uma proposta de gestão para São Félix?

Silvio Lira: “Quero propor primeiro um plano de governo participativo, um projeto chamado ‘Ouvindo a Nossa Cidade’. Quero envolver os segmentos da sociedade civil organizado, associações, associações de produtores do Município, comerciantes. Quero envolver nesse projeto a população rural, estudante, profissionais, trabalhadores e principalmente a nossa população acadêmica que são pessoas que podem contribuir muito, e no contexto geral, envolver toda população para essa construção”.

“O objetivo principal desse do Plano de Governo, é para que nós possamos conhecer a real necessidade da população de São Félix e assim, possamos construir um instrumento verdadeiro pra trazer o que a população realmente precisam para o município. Para agrupar pessoas nesse projeto, não importa partido. Estamos chamando todas as pessoas de bem que querem ver o desenvolvimento de São Félix, o desenvolvimento do Jalapão para se unir a nós. Todos serão bem-vindos, mas nós queremos fazer um compromisso maior com aquelas pessoas que estão envolvidas com o desenvolvimento da área social, da área do desenvolvimento econômico, da área do turismo e meio ambiente, da agricultura e principalmente da estrutural do município, nós temos uma cidade turística que precisa muito ter uma imagem positiva, uma imagem bonita para que possa retratar a região do Jalapão de forma mais digna.  Nós precisamos ter avenidas arborizadas, ter praças mais chamativas parques e bosques. Precisamos ter um município que chama mais atenção do turista, por ser um município na região do Jalapão, hoje nossa cidade ainda deixa muito a desejar”.

“Estamos chamando todas as pessoas de bem que querem ver o desenvolvimento de São Félix, o desenvolvimento do Jalapão para se unir a nós”

Folha do Jalapão: Se o seu nome for homologado pela convenção do seu partido (Podemos), quais as principais propostas que levará ao eleitor?

Sílvio Lira: “Políticas públicas sociais envolvendo, fortalecimento: da saúde, da educação, da cultura, projetos para a juventude, esportes e o lazer, que é algo que ainda tem muito a evoluir. No outro eixo estrutural, nós estamos querendo trabalhar com a revitalização da cidade: asfalto, praças, jardins, calçamento/asfalto de interligação da parte nova e antiga da cidade, apoio ao pequeno produtor com políticas efetivas de recuperação de estradas rurais, construção de pontes, bueiros, mata-burros e patrulha mecanizada  para atender a zona rural. Nesta eleição nós vamos ter um mecanismo muito rico que são as redes sociais, onde podemos levar nossa propostas de forma efetiva. Hoje todo mundo tem o seu veículo de informação na palma da mão por via celular, e quero encaminhar essas propostas via redes sociais, quero fazer esses encontros por família, por região e também no palanque, levar essas propostas pra nossa população”.

“Políticas públicas sociais envolvendo, fortalecimento: da saúde, da educação, da cultura, projetos para a juventude, esportes e o lazer, que é algo que ainda tem muito a evoluir”

Folha do Jalapão: Qual será a principal prioridade do senhor se for eleito, assim que assumir o Governo?

Silvio Lira: “Nesse primeiro momento eu quero retomar as políticas sociais, fortalecendo a educação com a retomada de obras da creche, conclusão da escola municipal, ampliação de escolas da zona rural, conclusão e entrega de casas populares, campo de futebol, ampliação de rede de energia, ampliação da rede de água que estão paralisadas, ao mesmo tempo, essa retomada de obras por meio de uma tomada de conta especial, aonde nós vamos poder estar fazendo uma averiguação das condições em que se encontra cada obra, e a partir de então dar segmento nelas. Nós temos experiência quanto a esse mecanismo de buscar recursos também pra concluir essas obras que hoje estão paralisadas há quase uma década. Não todas, outras tiveram seu segmento, mas não foram entregues a população. E como prioridade essa recuperação da malha viária do município e como projeto principal interligação do asfalto de um lado pra o outro, que é um sonho antigo da nossa comunidade. Na parte da saúde nós pretendemos de imediato instalar uma unidade de pronto atendimento 24 horas, uma sala de emergência pra que a população possa ter um serviço de urgência e emergência 24 horas, raio x, laboratório de analises clinicas, assim como os outros municípios tem. Nós também vamos fazer o compromisso de imediatamente implantar uma política pública de fazer manutenção nas estradas vicinais em todos as áreas de forma planejada, não por identidade partidária ou identidade familiar, mas como um plano de gestão pra atender por região. Então, o sonho de retomar aquelas obras paralisadas; fortalecer a saúde; implementar a educação que precisa ser fortalecida e cuidar da nossa cidade de forma em geral, na parte da malha viária urbana e cuidar das estradas vicinais, isso vai ser emergencial, não tem como esperar”.

Então, o sonho de retomar aquelas obras paralisadas; fortalecer a saúde; implementar a educação

Folha do Jalapão: Falar em campanha, a gente sabe que demanda recursos. De onde vão sair os recursos para sua campanha?

Silvio Lira: “Quando se fala em recursos, hoje a restrição legal ela é muito rígida e nós temos que obedecer aos limites legais. Mas os limites legais, tanto partidários quanto de doação, pessoa física, nós já temos esses mecanismos suficientes e estamos buscando novas contribuições  por meio legais pra custear essa campanha. Foi algo que nós planejamos ao longo de muitos anos, é um projeto antigo, que estou idealizando junto com o nosso grupo, mas há mecanismos suficientes.

“Foi algo que nós planejamos ao longo de muitos anos, é um projeto antigo”

Folha do Jalapão: O senhor ressaltou que uma das prioridades seria a saúde, o que será feito de imediato para melhorar a saúde, na sua visão, com o seu conhecimento dessa área?

Silvio Lira: “As ações dentro saúde é para que a população possa ser atendida de imediato. Inclusive eu quero aqui fazer ressalva, hoje nós temos uma das melhores equipes de saúde dentro de São Félix. A equipe humana, nós temos uma das melhores equipes de saúde da região do Jalapão, mas falta estrutura para os profissionais trabalharem. Precisamos implantar um aparelho de raio-x, laboratório de analises clinicas para melhorar o atendimento, hoje quase tudo tem que descer a Palmas diante de qualquer acidente, de qualquer eventualidade precisa descer a Palmas, pois em virtude da falta de um laboratório pra o médico, pra um profissional da saúde superior, enfermeiro, fazer um diagnóstico o paciente tem ir para o hospital de referencia. Eu vejo então a saúde como algo muito importante, porque é no momento da dor, é naquele momento que o ser humano está mais fragilizado, mas eu continuo a dizer que a saúde é muito importante, mas nós precisamos entender que a educação também precisa de um olhar diferenciado. Quando se fala em educação, eu tenho que qualificar os professores, porque eu percebo que eles sentem essa falta, nós temos que estabelecer um Plano de Cargos Carreira e Salários para saúde, educação e todos servidores do quadro Geral da Prefeitura, porque um profissional que não é estimulado, ele não consegue trabalhar de forma pró-ativa, com um resultado bem resolutivo. Embora os nossos profissionais, eles doam de si próprios, mas às vezes está faltando uma condição mínima. E quando eu falo uma condição mínima, é de estabelecer políticas públicas que é o mínimo passe trabalhar e pagar os servidores em dia”.

“Inclusive eu quero aqui fazer ressalva, hoje nós temos uma das melhores equipes de saúde dentro de São Félix. A equipe humana, nós temos uma das melhores equipes de saúde da região do Jalapão, mas falta estrutura para os profissionais trabalharem”

Folha do JalapãoNa campanha, quem o senhor teria como parceiros?

Silvio Lira: “Hoje o nosso principal parceiro que eu quero contar é o povo de São Félix, é aquele indivíduo que vai ajudar a fazer a diferença. Eu quero olhar olho no olho do cidadão, da cidadã de São Félix e propor um compromisso de melhorar a qualidade de vida do nosso povo. Eu quero propor para a população pra eu ser um prefeito para servir o povo, um servidor deles, para gerir as políticas públicas pra eles, para utilizar os recursos deles em politicas publica beneficio em  da população em geral. Mas, hoje contamos vários parceiros com nosso próprio partido, como sendo o nosso presidente estadual, nosso prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas. Araguaína hoje é uma das cidades que mais se desenvolveu, não é a toa que nós estamos no Podemos, porque nós acreditamos que São Félix também precisa de desenvolvimento. Contamos ainda com o apoio do prefeito de Porto Nacional, Joaquim Maia, um prefeito também muito empreendedor.  Temos ainda o apoio de um grande amigo, que é o Prefeito de Pindorama, Silvogás. Então, na política, a gente agrupa muito com as pessoas que a gente se identifica. Eu me identifiquei muito com esses homens que puderam trazer bons resultados e é isso que nós sonhamos para minha cidade que é São Félix, um município que tenho sonhos e projetos a desenvolver para ele. Um lugar que estou morando.

““Hoje o nosso principal parceiro que eu quero contar é o povo de São Félix, é aquele indivíduo que vai ajudar a fazer a diferença”

Folha do Jalapão: Como ajudar o pequeno agricultor e que propostas o senhor tem para o homem do campo?

Silvio Lira: “É um dos primeiros atos que eu acredito que vamos fazer: Criar a Secretária de Agricultura, em apoio ao produtor rural, este órgão, será uma unidade gestora com orçamento próprio. Nós podemos trabalhar com patrulha de maquinas para a zona rural, para beneficiar as terras, implantar programa de distribuição sementes e de insumos, porque o município pode planejar  estas ações dentro do PPA LDO e da LOA. Nós precisamos dar esse apoio e precisamos interligar a agricultura familiar ao turismo e meio ambiente que é esse o nosso grande potencial. Na agricultura familiar temos a criação de gado, a produção da rapadura, a produção de farinha e outros cereais, todos em pequenas propriedades que precisam de politicas públicas implementadas pela prefeitura. O produtor hoje, produz a farinha, mas ele não consegue levar essa farinha, cereais e outros mantimentos até Palmas, e outras cidades para que sejam vendidas. A Prefeitura precisa dar esse suporte para pequeno produtor e alavancar o seu negócio e a sua a sua propriedade, porque aquilo é o maior sustento da maior parte das famílias de São Félix”.

“Nós podemos trabalhar com patrulha de maquinas para a zona rural, para beneficiar as terras, implantar programa de distribuição sementes e de insumos, porque o município pode planejar  estas ações”

Folha do Jalapão: Quais os planos para mudar a atual situação das estradas que ligam São Félix a Palmas?

Silvio Lira: “Embora essa seja uma responsabilidade estadual, eu acredito que tem que haver um processo e um acompanhamento mais pró-ativo, e principalmente mais organizado nessa cobrança, cobrar do governo estadual a contratação de empresa especializada para fazer o cascalhento da estrada Lagoa do Tocantins até São Félix , até que seja feito o asfalto da TO. Nós sabemos que essa licitação já foi feita uma vez via Novo Acordo a São Félix, foi frustrada com vários problemas, impactos ambientais, supostos atos de corrupção, na condição e posteriormente uma nova licitação via Lagoa do Tocantins até São Félix, que também não foi iniciado. O nosso objetivo é trabalhar com a bancada de deputados estaduais e federais para que o asfalto deixa de ser promessa e vire realidade.

“Nós sabemos que essa licitação já foi feita uma vez via Novo Acordo a São Félix, foi frustrada com vários problemas, impactos ambientais, supostos atos de corrupção”

 Folha do Jalapão: O senhor vai continuar priorizando a festa das Mães do Município?

Silvio Lira: “Com certeza vamos manteremos a tradicional festa das mães, pois esta precisa crescer mais a cada edição, é uma festa que alegra as mães, se tornou uma grande data de encontro de mães, pais, filhos e amigos. Ela é algo que tomou uma magnitude muito grande a nível de Estado. Nossa proposta é criar  a Secretaria de Cultura, e nela criar o calendário anual de eventos, para valorizar a a festa das mães, realizar o aniversario da cidade, festa do Prata, dia do evangélico, programação da praia do alecrim, dia dos pais, semana da juventude, festa das crianças, festa da padroeira, cavalgadas, congressos religiosos e outras festividades culturais para que a população, comerciante e turistas possam participar de forma planejada da cultura de São Félix.

“Nossa proposta é criar  a Secretaria de Cultura, e nela criar o calendário anual de eventos, para valorizar a a festa das mães, realizar o aniversario da cidade e todas as festividades do município”

Folha do Jalapão: Qual a sua mensagem para nossos leitores, internautas e para o povo

Silvio Lira: “Todo o poder está na mão do povo. Eu quero deixar que isso relatado. Eu preciso do povo para fazer essa mudança. O poder da transformação e da qualidade de vida está na mão de vocês população de São Félix. O futuro promissor está na consciência e no clique do dedo da população no dia das eleições. Eu acredito muito que vamos ter essa mudança respeitosa, principalmente voltada ao compromisso com as pessoas”.

“Quero ressaltar e deixar bem evidente essa questão de trabalhar com uma estrutura dentro do Município de São Félix, nós temos  pessoas qualificadas e eu acredito que nós temos a condição de trabalhar com nossa gente, pessoas com capacidade humana, uma capacidade logística e tecnológica, embora a gente tem essa restrição da estrada, mas a gente tem um capital humano e um capital cultural e principalmente intelectual no Município que pode colaborar com uma gestão mais séria, uma administração compartilhada, que seja uma gestão descentralizadora e que atenda realmente os pré-requisitos e as necessidades da nossa população.  Eu quero ter a honra, esse privilégio, de poder ser o próximo prefeito de São Félix, para poder mostrar que dá para fazer muito mais, que dá para a gente recuperar e resgatar o tempo perdido, de resgatar a nossa força, a nossa autoestima, onde os nossos desafios serão sempre vencidos através da união da nossa gente, nosso povo, que é um povo forte, destemido, e que acredita e que ama essa cidade. Eu finalizo dizendo que preciso e conto com todos os moradores de São Félix nessa caminhada”.

“Eu preciso do povo para fazer essa mudança. O poder da transformação e da qualidade de vida está na mão de vocês população de São Félix. Eu finalizo dizendo que preciso e conto com todos os moradores de São Félix nessa caminhada”

Compartilhe no:

Relacionados