Prefeito Suzano garante apoio a representes indígenas para projeto agrícola em aldeias da região

por Wenina — 05/08/2021 às 17:25 — em Cidades, Destaques

O prefeito de Aparecida do Rio Negro, Suzano Marques, juntamente com a primeira-dama, Luisa Marques, recebeu na manhã desta quinta-feira,5, representantes indígenas para a apresentação do projeto inicial de Etno-Agricultura e Pecuária Auto-sustentável entre os Akwê. Trata-se da produção agrícola e pecuária sustentáveis em grande escala pela comunidade Xerente, que já conta com apoio dos órgãos responsáveis, como a Fundação Nacional do Índio (Funai).

Durante o encontro, o professor e cacique Ercivaldo Damsõkēkwa Xerente explicou que o projeto terá a participação de 30 aldeias e que tem buscado apoio junto às prefeituras de municípios circunvizinhas as terras Xerente. “A iniciativa trará desenvolvimento para a comunidade onde a precariedade da nutrição é muito visível. O intuito é trazer a comida farta e progresso para nosso povo e a parceria do prefeito municipal de Aparecida é muito relevante para nós”, afirmou.

Para o desenvolvimento do projeto estão sendo buscadas parcerias junto à administração municipal para a produção agrícola em grande escala, com a disponibilização de maquinário para o plantio e manutenção das estradas, como as que ligam Aparecida a Tocantínia, para o escoamento da produção.

De acordo com o prefeito Suzano, a iniciativa trará oportunidade de crescimento financeiro e, por consequência, maior conforto para os povos indígenas da região. “Garantimos que o Município é parceiro do projeto e vamos, por meio da Secretaria Municipal Agricultura, trabalhar unidos para tudo seja encaminhado da melhor forma possível”, ressaltou.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Prefeito Eduardo Siqueira Campos anuncia criação do Parque Ailton Lelis

Área de um milhão de metros quadrados na região das Arnos será...

Prefeitura de Palmas realiza capacitação sobre acolhimento humanizado nos abrigos da Capital

Capacitação prepara servidores para atendimento humanizado a crianças, idosos, mulheres e pessoas...